HOME FEEDBACK

Trump cogita isenção para peças de automóveis e alivia pressão sobre montadoras

Trump avalia isenções em tarifas sobre veículos para ajudar montadoras a produzirem nos EUA. As ações das principais fabricantes reagem positivamente às suas declarações, mas incertezas sobre políticas tarifárias permanecem.

Donald Trump considera isenções nas tarifas de importação sobre veículos e autopeças para dar mais tempo às montadoras estabelecendo produção nos EUA.

Em declarações no Salão Oval, Trump disse: “Elas precisam de um pouco mais de tempo, porque vão passar a fabricar aqui”.

As afirmativas oferecem alívio às montadoras, com ações da General Motors, Ford e Stellantis subindo após os comentários.

Tarifas de 25% sobre veículos completos foram impostas, e tarifas sobre peças entrarão em vigor até 3 de maio, com exceções para cumprir acordos comerciais da América do Norte.

As montadoras pressionam para excluir autopeças de baixo custo, aceitando tarifas sobre carros completos. Porém, tarifas amplas podem aumentar custos em bilhões de dólares, impactando lucros e empregos.

Trump também mencionou tarifas sobre importações farmacêuticas “num futuro não muito distante”. Suas frequentes mudanças tarifárias têm causado confusão nos mercados e com parceiros comerciais.

Ele elogiou isenções de tarifas sobre eletrônicos da China, destacando benefícios para empresas americanas como a Apple e investimentos da Nvidia nos EUA.

Trump se diz flexível em suas decisões, mas alertou que alívio para produtos de tecnologia será temporário, com tarifas específicas previstas para o futuro.

Leia mais em infomoney