HOME FEEDBACK

Trump assinará ordem executiva de tarifas para automóveis nesta terça

Trump anuncia ordem executiva para modificar tarifas de automóveis, buscando favorecer a produção nacional. Montadoras poderão ter alívio financeiro, mas tarifas sobre importações ainda precisarão ser pagas.

Karoline Leavitt, secretária de Comunicação da Casa Branca, anunciou que o presidente Donald Trump assinará uma ordem executiva sobre tarifas para automóveis nesta terça-feira, 29. Esse anúncio ocorre após o plano de suavizar as tarifas no setor.

A secretária mencionou que uma "corte de impostos" está a caminho e que os EUA estão caminhando para a "Era de Ouro".

O governo Trump planeja medidas para aliviar os efeitos das tarifas de 25% sobre carros importados e peças, permitindo que as montadoras tenham mais tempo para transferir produção para os EUA.

As tarifas permanecerão em vigor, mas não serão “empilhadas” com outras taxas, como as de aço e alumínio. As montadoras não pagarão tarifas adicionais sobre esses metais, que são essenciais na fabricação de automóveis.

Além disso, haverá um reembolso parcial para montadoras sobre componentes importados, que corresponderá a até 3,75% do valor de um carro novo no primeiro ano, reduzido ao longo de dois anos.

A tarifa de 25% sobre carros importados entrou em vigor em 3 de abril e deverá ser ampliada para peças importadas.

Howard Lutnick, secretário de comércio, declarou que o acordo é uma vitória para a política comercial do presidente, incentivando montadoras a investir e expandir sua produção nos EUA.

Apesar das alterações, as tarifas permanecerão elevadas, o que aumentará os preços de carros e os custos de reparo e seguro.

A modificação das tarifas foi inicialmente relatada pelo The Wall Street Journal. Lutnick ajudou a garantir isenções para montadoras em março.

A indústria automotiva mostrou-se positiva em relação às mudanças. Mary T. Barra, CEO da General Motors, elogiou a liderança de Trump e expressou esperança de expansão no mercado dos EUA.

Leia mais em estadao