Trump assina ordem executiva para reduzir tarifas sobre automóveis
Trump altera tarifas sobre automóveis e autopeças, aliviando pressão de montadoras. Medidas visam evitar aumento de preços e fechamento de fábricas nos EUA.
Donald Trump assina ordem executiva para aliviar tarifas sobre automóveis, após pressão de montadoras e fornecedores.
Os automóveis importados agora estão isentos de tarifas sobre alumínio e aço, evitando acúmulos tarifários. Trump afirmou que tarifas não devem "se sobrepor", pois isso excede o necessário para a política pública.
Além disso, as tarifas de 25% sobre autopeças foram modificadas. Montadoras poderão solicitar um desconto de até 3,75% no valor do veículo por um ano, reduzido para 2,5% no segundo ano e eliminado depois.
Essas mudanças visam incentivar a produção doméstica e foram anunciadas antes da visita a Michigan, onde Trump destaca o apoio aos trabalhadores industriais.
Ainda é cedo para avaliar o impacto real das tarifas no setor, que continua enfrentando a tarifa de 25% sobre veículos importados, elevando possíveis custos e afetando cadeias de suprimentos.
A General Motors já retirou sua projeção de lucros e adiou teleconferência com investidores para ajustar-se às novas regras. As montadoras mantêm preços estáveis, mas a incerteza de aumentos de custos gera preocupação nas vendas.