Trump assina ordem executiva para evitar efeito cumulativo de tarifas sobre automóveis e peças
Nova ordem executiva de Trump busca simplificar a aplicação de tarifas sobre automóveis e peças. Medida visa evitar acúmulo de taxas, garantindo que não ultrapassem os objetivos políticos do governo.
A Casa Branca anunciou, nesta terça-feira (29), que o presidente dos EUA, Donald Trump, assinou uma nova ordem executiva para evitar o “efeito cumulativo” de tarifas sobrepostas em automóveis e peças automotivas importados.
A ordem terá efeito retroativo sobre mercadorias sujeitas a tarifas anteriores “em ou após 4 de março de 2025”. A decisão foi revelada antes de um comício de Trump na região de Detroit, para celebrar os primeiros 100 dias de seu segundo mandato.
O governo Trump afirmou que a medida visa garantir que as tarifas “não se acumulem excessivamente” sobre os mesmos produtos, evitando que as taxas ultrapassem o necessário para alcançar os “objetivos políticos” do governo.
A ordem executiva determina que:
- Automóveis e peças já tributados não estarão sujeitos a tarifas adicionais de outras medidas.
- Taxas de segurança nacional não terão cobranças extras sobre aço e alumínio.
- Exemplo: um carro que já paga tarifa por problemas de segurança nacional não será taxado novamente por medidas relativas ao aço ou a drogas ilícitas.
Entretanto, existe uma exceção: tarifas sobre aço e alumínio poderão ser aplicadas simultaneamente, mesmo que o mesmo produto seja afetado por ambos os regimes.
Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Carolina Ferreira