Trump anuncia acordo tarifário com a Coreia do Sul e com o Paquistão
Trump implementa tarifas de 50% sobre produtos brasileiros enquanto celebra acordos comerciais com a Coreia do Sul e Paquistão. A nova tarifa de 15% para Seul é uma estratégia para evitar taxas mais altas e impulsionar investimentos.
Trump estabelece tarifas e anúncios de acordos comerciais
No mesmo dia em que assinou uma ordem executiva com tarifas de 50% sobre produtos do Brasil, o presidente Donald Trump anunciou um acordo comercial com a Coreia do Sul.
Esse acordo inclui uma tarifa de 15% sobre as exportações sul-coreanas para os EUA, com Seul concordando em investir US$ 350 bilhões nos Estados Unidos.
Trump afirmou: “Concordamos com uma tarifa para a Coreia do Sul de 15%. A América não será cobrada com uma tarifa.”
A Coreia do Sul também se comprometeu a aceitar produtos americanos, como carros e produtos agrícolas, com a expectativa de reduzir requisitos adicionais de segurança.
Não está claro se o acordo garantirá tarifas reduzidas para automóveis e autopeças da Coreia do Sul, uma questão importante nas negociações.
A tarifa de 15% foi resultado de meses de negociações e evita uma taxa de 25% programada para 1º de agosto.
Além disso, Trump mencionou que a Coreia do Sul comprará US$ 100 bilhões em gás natural liquefeito e fará investimentos substanciais.
Acordo com o Paquistão
Trump também anunciou um acordo com o Paquistão no setor petrolífero, destacando que os dois países irão colaborar no desenvolvimento de reservas de petróleo.
Ele não detalhou o acordo, mas mencionou um processo seletivo para definir a empresa que liderará a parceria, e comentou que um dia o Paquistão poderia vender petróleo para a Índia.
Não foram mencionadas tarifas para o Paquistão, que já enfrentou uma alíquota de 29% imposta pelos EUA em abril.
Trump afirmou que a Casa Branca está “ocupada” trabalhando nas negociações comerciais.