Trump anuncia acordo comercial com as Filipinas
Acordo com as Filipinas prevê tarifas zero para exportações americanas, enquanto Washington aplicará uma taxa de 19% sobre importações filipinas. Esta é a quinta negociação comercial realizada por Trump durante a trégua das chamadas "tarifas recíprocas".
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, anunciou na 3ª feira (22.jul.2025) um acordo comercial com as Filipinas, após reunião com o presidente Ferdinand Marcos Jr. na Casa Branca.
Segundo Trump, as Filipinas abrirão seu mercado aos EUA com tarifa zero, enquanto Washington aplicará 19% de imposto sobre as importações filipinas. Anteriormente, o presidente havia anunciado tarifas de 17% mais uma alíquota base de 10%.
Em suas palavras: “Foi uma bela visita, e concluímos nosso Acordo Comercial. Além disso, trabalharemos juntos no âmbito militar. Ele é um negociador muito bom e rigoroso.”
As Filipinas se tornam assim o 5º país a fechar acordo comercial com os EUA durante a trégua das “tarifas recíprocas”, que inclui também Reino Unido, China, Vietnã e Indonésia. O acordo entrará em vigor em 1º de agosto.
Os detalhes finais dos tratados ainda estão pendentes. Trump viajará para a Escócia na 6ª feira (25.jul) para discutir acordos com o primeiro-ministro britânico Keir Starmer.