Trump ameaça vetar matrícula de alunos estrangeiros em Harvard
Harvard enfrenta sanções do DHS por não compartilhar informações sobre vistos de estudantes. O governo Trump alerta para a possibilidade de perda de isenções fiscais e financiamento federal.
DHS ameaça Harvard com perda de vagas para estudantes estrangeiros se não cumprir exigências do presidente Donald Trump sobre compartilhamento de informações de vistos.
Na 4ª feira (16.abr.2025), a secretária do DHS, Kristi Noem, anunciou o encerramento de bolsas de mais de US$ 2,7 milhões destinadas à Harvard. Isso veio após Trump ameaçar retirar isenções fiscais da universidade, alterando seu status.
Harvard considerou a ação sem precedentes e afirmou que resultaria em redução de ajuda financeira a estudantes e comprometimento de pesquisas. O governo Trump congelou ou cancelou financiamentos para outras universidades como Columbia, Princeton e Cornell.
Noem exigiu que Harvard forneça registros de “atividades ilegais e violentas” até 30 de abril, ou perderá o privilégio de matricular estudantes internacionais. A universidade reafirmou seu compromisso com sua independência e direitos constitucionais.
Na 2ª feira (14.abr), Harvard considerou inaceitável a condição imposta pelo governo, que ameaça cortes de financiamento federal devido a protestos pró-Palestina nos campi, surgidos após a ofensiva militar de Israel na Faixa de Gaza.
Além disso, o governo dos EUA tenta deportar manifestantes estrangeiros e já revogou centenas de vistos em todo o país.