Trump ameaça sancionar Rússia se acordo de cessar-fogo para a Ucrânia não for assinado em 10 dias
Trump estabelece novo prazo de 10 dias para cessar-fogo na Ucrânia e promete sanções à Rússia. O presidente americano manifestou ceticismo sobre a eficácia das tarifas e criticou a continuidade dos ataques russos.
Trump anuncia novas sanções à Rússia se não houver acordo de cessar-fogo na Ucrânia em 10 dias.
O presidente dos EUA, Donald Trump, fez o anúncio nesta terça-feira, 29, durante uma entrevista coletiva a bordo do Air Force One, enquanto viajava para o Reino Unido.
Inicialmente, o prazo para o cessar-fogo era de 50 dias, mas foi reduzido para "entre 10 e 12 dias". Trump afirmou que não recebeu resposta do presidente russo, Vladimir Putin, sobre o assunto.
Trump expressou ceticismo quanto à eficácia das sanções, ressaltando que Putin parece querer a continuidade da guerra. O plano inclui tarifas e possíveis sanções secundárias contra parceiros comerciais da Rússia.
O presidente americano criticou Putin por falar em fim do conflito enquanto bombardeia civis ucranianos. Recentemente, a Rússia atacou a Ucrânia com mais de 300 drones e mísseis, segundo a Força Aérea Ucraniana.
Trump também expressou sua decepção com Putin, afirmando que está menos interessado em dialogar. A Ucrânia, por sua vez, pediu apoio mais firme dos países ocidentais em relação a Putin, elogiando a redução do prazo para o cessar-fogo.