HOME FEEDBACK

Trump ameaça processar The New York Times por cobertura de disputa entre Casa Branca e CBS

Trump ameaça processo contra New York Times por cobertura de sua ação judicial. O presidente americano busca responsabilizar o jornal por suposta interferência ilícita em sua campanha, em meio a especulações sobre a liberdade de imprensa nos EUA.

Donald Trump declarou nesta quarta-feira (30) que sua equipe jurídica está "examinando atentamente" ações contra o jornal The New York Times, criticando sua cobertura sobre o processo contra a Paramount, proprietária da CBS.

Trump afirmou que a interferência ilícita pode ser uma base para responsabilizar o jornal, que considera mentiroso e vigarista.

A ação contra a Paramount diz respeito a uma entrevista de Kamala Harris no programa 60 Minutes, onde Trump alega que a emissora editou suas falas para beneficiar o Partido Democrata nas eleições de 2024.

Recentemente, a direção da Paramount indicou a possibilidade de acordo financeiro com Trump, apesar de análises afirmarem que seu processo pode ser infundado e sem fundamento, devido à proteção à liberdade de imprensa.

Trump declarou que seu caso é promissor, enquanto o New York Times apontou que suas alegações carecem de respaldo. Ele criticou o jornal, afirmando que “nunca antes algo assim foi feito” e que eles devem "pagar um preço" por isso.

Além disso, Bill Owens, produtor executivo do 60 Minutes, saiu do programa, mencionando preocupações com a independência editorial.

O apresentador Scott Pelley expressou descontentamento sobre a supervisão da Paramount, enfatizando a importância da independência no jornalismo.

Trump tem atacado a mídia americana durante seu mandato, chamando jornalistas de "inimigos do povo" e "produtores de fake news", e continua a aumentar o acesso a veículos favoráveis a ele.

Leia mais em folha