HOME FEEDBACK

Trump adia o aumento de tarifas para o México por 90 dias após falar por telefone com presidente mexicana

Trump estende tarifas sobre produtos mexicanos por 90 dias para negociações comerciais. A medida busca preservar o T-MEC e promover cooperação na luta contra o tráfico de drogas e imigração irregular.

Trump mantém tarifas sobre produtos mexicanos por 90 dias

No dia 31 de agosto, o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que as tarifas atuais sobre produtos mexicanos serão mantidas por 90 dias, após conversa com a presidente do México, Claudia Sheinbaum.

As tarifas poderiam aumentar em 30% a partir de setembro, afetando duramente o México, que exporta 80% de seus produtos para os EUA por meio do Tratado de Livre Comércio da América do Norte (T-MEC).

Trump descreveu a conversa como “muito bem-sucedida” e Sheinbaum aprovou o acordo, que mantém as tarifas de 25% sobre fentanil e automóveis, além de 50% sobre aço, alumínio e cobre.

Ele destacou que o México concordou em eliminar barreiras comerciais não tarifárias mas não especificou quais. Durante os próximos 90 dias, ambos os países irão negociar um acordo comercial.

Trump reconheceu a complexidade das negociações devido à fronteira, mas prometeu cooperar continuamente na segurança fronteiriça e no combate ao tráfico de drogas.

Sheinbaum afirmou que o acordo preserva o T-MEC e que conseguiu “o melhor acordo possível” em relação a outras nações.

Com informações da AFP. Publicado por Fernando Dias

Leia mais em jovem-pan