HOME FEEDBACK

Trump acusa Zelensky de iniciar guerra com a Rússia que não poderia vencer

Trump critica Zelensky por conflito com a Rússia e reafirma que a guerra deveria ter sido evitada. O presidente americano atribui responsabilidade também a Biden e Putin pelos desdobramentos do conflito.

Donald Trump acusou o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, de iniciar uma guerra com a Rússia que ele não poderia vencer, apesar de reconhecer que Vladimir Putin foi quem começou o conflito.

Durante uma entrevista no Salão Oval, Trump afirmou: “Quando você começa uma guerra, precisa saber que pode vencê-la. Você não pode começar uma guerra contra alguém 20 vezes maior…”

Ele criticou também Joe Biden e Zelensky por prolongarem a guerra, que, segundo ele, nunca deveria ter sido autorizada: “Todos eles são culpados”, declarou.

Trump fez esses comentários após um recente bombardeio russo em Sumy, que resultou em 35 mortes e 117 feridos. Ele chamou o ataque de “erro”, mas ressaltou que o verdadeiro “erro” foi permitir que a guerra acontecesse.

O presidente, que prometeu acabar com o conflito ao assumir o poder, tem se tornado um crítico da Ucrânia, enquanto busca uma aproximação entre os EUA e a Rússia.

Leia mais em exame