Trump aciona 2 submarinos após ameaça nuclear de ex-presidente russo
Trump intensifica retórica contra Rússia e ordena envio de submarinos nucleares em resposta a declarações provocativas de Medvedev. Presidente dos EUA critica a guerra na Ucrânia e propõe novas sanções a Moscou.
Presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou o envio de 2 submarinos nucleares a “regiões apropriadas” como resposta à ameaça da Rússia.
Na 5ª feira (31.jul), o ex-presidente russo Dmitry Medvedev alertou Trump sobre o poderio nuclear da Rússia, respondendo a um pedido do presidente dos EUA para “tomar cuidado com o que diz”.
Medvedev, que presidiu a Rússia de 2008 a 2012 e atualmente é vice-diretor do Conselho de Segurança, fez declarações consideradas provocativas.
Trump escreveu na Truth Social: “Com base nas declarações inflamatórias do ex-presidente russo, ordenei o posicionamento de 2 submarinos nucleares…” Ele ressaltou que palavras são importantes e podem levar a consequências indesejadas.
O presidente dos EUA tem pressionado o governo de Vladimir Putin por um cessar-fogo na guerra com a Ucrânia, que começou em fevereiro de 2022. A Casa Branca planeja sanções adicionais contra Moscou.
Trump também citou que aproximadamente 112,5 mil soldados russos morreram no conflito, com 20.000 baixas em julho, lamentando as mortes e chamando a guerra de “ridícula”.
Ele declarou: “Esta é uma guerra que nunca deveria ter acontecido – esta é a Guerra de Biden, não de 'TRUMP'. Estou aqui apenas para ver se consigo impedi-la!”