HOME FEEDBACK

TRE-SP cassa prefeito de Barueri por impulsionamento ilegal de propaganda nas redes

TRE-SP cassou mandatos de Beto Piteri e Dra. Claudia por uso indevido de meios de comunicação na campanha. Além deles, Rubens Furlan foi declarado inelegível por oito anos devido ao impulsionamento de vídeos com alcance desproporcional.

TRE-SP cassou os mandatos do prefeito de Barueri, Beto Piteri (Republicanos), e da vice-prefeita, Dra. Claudia (PSB), por 3 votos a 2.
A decisão, tomada em 8 de novembro, ainda cabe recurso ao TSE.

A condenação se deu por uso indevido dos meios de comunicação na campanha eleitoral. O ex-prefeito Rubens Furlan (PSB) também foi declarado inelegível por oito anos.

Furlan impulsionou vídeos em suas redes sociais em apoio a Piteri, atingindo 12,9 milhões de visualizações, mais de 40 vezes o número de eleitores na cidade.

A juíza Maria Cláudia Bedotti ressaltou que o impulsionamento comprometeu a paridade de armas entre os candidatos e que as provas mostraram uma veiculação desproporcional.

O desembargador Cotrim Guimarães defendeu que Piteri não era responsável pelas publicações de Furlan, apontando falta de clareza na legislação.
Em contraste, o desembargador Encinas Manfré destacou que houve 94 publicações nas quais Piteri foi marcado, evidenciando sua ciência sobre a situação sem que tomasse medidas para corrigir.

A ação foi proposta pela coligação Aqui Tem Barueri, composta por vários partidos, incluindo União Brasil e PP.

Leia mais em infomoney