TRE de Roraima suspende investigação contra presidente da CBF
Desembargador considera insuficientes as evidências para continuidade da investigação. Decisão protege imagem de Samir Xaud até análise colegiada do TRE-RR.
Desembargador do TRE-RR suspende investigação contra Samir Xaud, presidente da CBF, referente à suposta compra de votos nas eleições de 2024.
No dia 30, Xaud foi alvo de operação da Polícia Federal autorizada pela 5ª Zona Eleitoral de Boa Vista.
A defesa alegou que a investigação partiu de uma conversa onde seu nome foi mencionado. Para o desembargador Jesus Nascimento, essa mera referência não justifica a continuidade da investigação.
"Indícios de participação foram baseados apenas na citação do nome do paciente, sem vínculo com os delitos", destacou Nascimento.
Além disso, ele mencionou o periculum in mora, que implica na exposição da imagem de Xaud sem provas concretas, causando-lhe prejuízo de difícil reparação.
A decisão é válida até que o TRE-RR analise o caso em sua integralidade.
A defesa de Xaud, conduzida pelo advogado Rafael Carneiro, afirmou que a suspensão se baseia na ausência de indícios de ilícito contra o presidente da CBF.
“Reflete a confiança nas instituições e a seriedade das investigações”, concluiu Carneiro.
Além de Xaud, a deputada federal Helena Lima (MDB-RR) e seu marido, Renildo Lima, também são investigados.
A Justiça autorizou o bloqueio de mais de R$ 10 milhões das contas dos envolvidos, com a investigação iniciando em setembro de 2024, após a apreensão de R$ 500 mil.
Xaud, eleito presidente da CBF em maio deste ano, é do mesmo partido de Helena Lima e foi candidato a deputado federal em 2022, sem sucesso.