Toyota e Waymo firmam parceria para enfrentar Tesla e BYD em carros autônomos
Parceria visa acelerar o desenvolvimento de tecnologia de direção autônoma pela Toyota, que busca recuperar terreno perdido para concorrentes. A colaboração com a Waymo marca uma nova estratégia para entrar no mercado de veículos pessoais.
A Toyota firmou uma parceria com a Waymo, unidade de direção autônoma da Alphabet, visando fortalecer sua tecnologia de ponta frente a rivais como Tesla e BYD.
A montadora japonesa, junto a outras empresas, tem enfrentado dificuldades para acompanhar as rápidas inovações do mercado. O objetivo é acelerar o desenvolvimento, especialmente após atrasos na unidade Woven neste ano.
No ano passado, a Toyota anunciou um investimento de 500 bilhões de ienes (US$ 3,3 bilhões) em parceria com a Nippon Telegraph & Telephone para desenvolver software de direção autônoma baseado em IA.
Para a Waymo, essa colaboração marca sua entrada nos veículos pessoais, além dos carros de carona. Atualmente, a empresa realiza mais de 250.000 viagens por semana nas principais cidades dos EUA.
O setor automotivo global vê um futuro promissor nos veículos autônomos. Outras montadoras japonesas, como Nissan e Suzuki, também buscam parcerias semelhantes.
Entretanto, regulamentações rígidas continuam sendo um grande desafio para a direção assistida e autônoma, especialmente no Japão, onde requer supervisão humana.
Com a ajuda de Nicholas Takahashi.