Tocantins registra dois casos de sarampo e recebe alerta para vacinação
Tocantins registra dois casos de sarampo, destacando a importância da vacinação na prevenção da doença. O Ministério da Saúde atua para conter a situação, com monitoramento e intensificação da imunização na região.
Tocantins registra casos de sarampo: Dois casos foram confirmados, uma criança de quatro anos e uma profissional de saúde de 29 anos, ambas sem vacinação.
A criança teve contato com viajantes da Bolívia, onde há surto da doença. As pacientes estão em processo de recuperação em casa.
Amostras de sangue foram enviadas para a Fiocruz para confirmação. O Ministério da Saúde enviou uma equipe técnica para ajudar na contenção, com monitoramento de contatos e intensificação da vacinação.
Se confirmados, serão sete infecções no Brasil em 2025, com casos em outras regiões como Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul.
A organização ainda considera o Brasil livre de sarampo, apesar do aumento dos casos.
Mônica Levi, da Sociedade Brasileira de Imunizações, alerta sobre a necessidade de intensificar a vacinação, especialmente em estados fronteiriços com a Bolívia.
Na Região das Américas, foram reportados 7.132 casos de sarampo e 13 mortes associadas. Ela recomenda a vacina tríplice viral para quem não tem certeza sobre o estado vacinal.
O esquema vacinal consiste em duas doses para pessoas até 29 anos e uma dose para adultos de 30 a 59 anos. A cobertura ideal deve ser acima de 95%.
Em 2023, o Brasil alcançou 91,74% na primeira dose, mas apenas 72,74% completaram o esquema. No Tocantins, a cobertura é 86% na primeira dose e apenas 55% na segunda.
*Reportagem produzida com auxílio de IA*