HOME FEEDBACK

Tilápia vai ficar mais barata no Brasil por causa do tarifaço?

Tarifa de 50% sobre tilápia brasileira nos EUA pode impactar preços e oferta no mercado interno. Especialistas alertam que a queda nas exportações pode levar à saturação do produto no Brasil, diminuindo os preços.

A tilápia será afetada pela tarifa de 50% imposta por Donald Trump sobre as vendas brasileiras a partir de 6 de agosto.

A sobretaxa será paga por empresas dos EUA que compram produtos do Brasil, e para alguns itens haverá uma exceção de 10%.

Embora o impacto para o consumidor brasileiro não seja direto, há possibilidade de queda nos preços devido à dependência do mercado americano. Especialistas afirmam que, com a paralisação das vendas, deve sobrar tilápia no Brasil, o que pode fazer os preços caírem.

Atualmente, 90% da tilápia exportada vai para os EUA. Com a nova taxa, essa produção terá que ser redirecionada para o mercado interno, ampliando a oferta e possivelmente pressionando os preços para baixo. Porém, o efeito no preço ao consumidor será gradual, segundo economistas.

O presidente da Abipesca, Eduardo Lobo, ressalta que o mercado interno já é abastecido e a absorção do excesso de produção pode "quebrar a cadeia produtiva". Ele também alerta que, a médio e longo prazo, a taxação pode encarecer o produto para os brasileiros.

Leia mais em globo