TikTok testa recurso para combater desinformação na plataforma de vídeos
TikTok busca aumentar a precisão de conteúdo com o novo recurso Notas de rodapé. A ferramenta visa fornecer informações adicionais e contexto, mantendo o programa de verificação de fatos já existente.
TikTok está testando um novo recurso chamado Notas de Rodapé para adicionar contexto a postagens enganosas ou imprecisas.
As notas aparecerão ao lado dos vídeos para "adicionar detalhes úteis que possam estar faltando", conforme comunicado da empresa.
Esses detalhes serão coletados pela base de usuários e exibidos se forem considerados "úteis" pelo algoritmo, que avaliará a concordância entre usuários com opiniões diferentes.
O recurso não substituirá o programa de verificação de fatos do TikTok, que limita a distribuição de conteúdo impreciso por verificadores de fatos terceirizados.
O TikTok segue a tendência de outros serviços de mídia social, como o X (anteriormente Twitter), que possui a função Community Notes, e a Meta, que eliminou seu programa de verificação de fatos.
Inicialmente, o Footnotes será testado nos EUA. O aplicativo enfrenta riscos de ser banido no país, e a ByteDance precisa se desfazer da operação americana até junho para cumprir a lei de segurança nacional.