TikTok sairá do ar nos EUA sem aprovação chinesa do acordo de venda, diz Lutnick
Estados Unidos ameaçam encerrar operações do TikTok se acordo com a China não for aprovado. O controle do algoritmo e da propriedade do aplicativo é essencial para garantir a segurança nacional.
Howard Lutnick, secretário de Comércio dos EUA, afirmou que o TikTok deverá parar de operar nos Estados Unidos se a China não aprovar a venda do aplicativo. Aproximadamente 170 milhões de norte-americanos utilizam a plataforma.
Em entrevista à TV CNBC, Lutnick destacou que os EUA necessitam controlar o algoritmo do TikTok. No mês passado, o presidente Donald Trump prorrogou por 90 dias o prazo para a venda do TikTok pela ByteDance, até 17 de setembro.
Apesar de uma lei de 2024 que exigia a venda ou encerramento até 19 de janeiro, Lutnick disse que a China pode manter uma pequena participação na empresa, mas o controle será dos norte-americanos.
“Se os chineses aprovarem o acordo, ele acontecerá. Caso contrário, o TikTok será retirado do ar em breve”, afirmou Lutnick. O TikTok não fez comentários sobre a situação.
Um acordo para separar as operações do TikTok nos EUA foi interrompido após a China indicar que não aprovaria a venda, especialmente após o anúncio de novas tarifas sobre produtos chineses.