TikTok lança 'notas de rodapé' feitas por usuários para combater desinformação na plataforma
TikTok implementa sistema de verificação coletiva para combater desinformação. Usuários autorizados poderão adicionar contexto a vídeos, contribuindo para a precisão das informações na plataforma.
O TikTok lançou um sistema de verificação coletiva nos Estados Unidos, chamado "Footnotes", para combater a desinformação. A nova função está disponível a partir de 30 de agosto de 2023.
A ferramenta permite que usuários autorizados adicionem contexto a vídeos com informações enganosas, similar ao recurso "Notas da Comunidade" da rede social X e adotado pela Meta.
Adam Presser, chefe de operações da TikTok, explicou que o "Footnotes" se baseia no conhecimento coletivo dos usuários. A partir de hoje, cerca de 80 mil usuários qualificados poderão começar a escrever e avaliar notas em vídeos.
O TikTok, que tem aproximadamente 170 milhões de usuários nos EUA, afirma que as notas somarão às medidas de integridade existentes, como rotulagem de conteúdo e parcerias com organizações de verificação de fatos, como a AFP.
A ferramenta pode levar tempo para que usuários se familiarizem, mas quanto mais notas forem criadas, mais eficiente será o sistema, segundo Presser. As plataformas digitais estão adotando métodos comunitários como alternativa à checagem profissional de fatos.