HOME FEEDBACK

Testemunhas de Filipe Martins faltam em depoimento no STF

Testemunhas de defesa de Filipe Martins não comparecem a audiência no STF, levando à desistência de vários depoimentos. Apenas um ex-ministro compareceu, e o juiz Alexandre de Moraes homologou mudanças nos procedimentos de coleta de testemunhos.

Audiência de defesa de Filipe Martins no STF sofre mudanças.

Na 4ª feira (16.jul.2025), quase todas as testemunhas de defesa do ex-assessor presidencial Filipe Martins não compareceram à audiência da 1ª turma do STF.

O único presente foi Marco Edson Gonçalves Dias, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional no governo Lula, que depôs como testemunha para Marcelo Câmara, ex-assistente de ordens de Jair Bolsonaro.

Devido às ausências, o ministro Alexandre de Moraes vetou parte dos depoimentos e homologou desistências. Outros depoimentos foram aceitos por escrito.

As testemunhas restantes devem ter suas falas remarcadas até 21 de julho, último dia para os depoimentos do núcleo 2 na tentativa de golpe de Estado.

Depoimentos indeferidos:

  • Desistência de alguns testemunhos pela defesa de Filipe Martins.

Depoimentos por escrito:

  • Compartilhamento de testemunhos já concedidos, como de Freire Gomes e Baptista Junior, ex-comandantes ouvidos no núcleo 4.

O STF analisa ações que buscam manter Bolsonaro na presidência de forma “ilegítima”, com acusação de organização criminosa armada.

Registros de Audiência: As sessões de depoimento ocorrem por videoconferência e são gravadas pela Corte.

Leia mais em poder360