HOME FEEDBACK

Tesouro vê “ótimo momento” para emissão de títulos, diz Ceron

Tesouro Nacional planeja novas emissões de títulos da dívida no exterior, focando em papéis sustentáveis. O secretário Rogério Ceron destaca a boa situação do Brasil no mercado internacional e o atraente ambiente de investimento.

O Tesouro Nacional planeja emitir títulos da dívida brasileira no mercado externo ainda este ano, segundo o secretário Rogério Ceron.

Após captações de US$ 2,5 bilhões em fevereiro e US$ 2,75 bilhões em junho, novas emissões estão sendo consideradas, inclusive papéis com compromisso sustentável.

Ceron destacou que o Brasil tem um spread de risco muito bom e se mostrará ativo no mercado externo no segundo semestre.

A dívida brasileira está sob questionamento, mas Ceron ressaltou que outros países enfrentam situação semelhante. O Brasil, porém, se diferencia pelo elevado percentual de dívida em moeda local e juros reais altos.

Essas características têm atraído fluxos de investimentos e impactado positivamente o câmbio, que se valorizou mais de 10% este ano.

O ritmo de rolagem da dívida está em 140% dos vencimentos deste ano, e o governo está acelerando emissões devido ao “ótimo momento” do mercado.

Ceron também indicou a possibilidade de mudanças no Plano Anual de Financiamento (PAF) para acomodar a estratégia de emissões até o final do ano.

Na última semana, o Tesouro vendeu títulos atrelados à inflação com taxas reais inferiores a 7%, um feito inédito desde o ano passado.

Em meio a discussões no Congresso sobre a elevação do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), Ceron apoiou a medida para alcançar a meta fiscal de 2026.

Prevê-se para agosto o lançamento do Eco Invest, visando atrair investimentos privados externos para empreendimentos sustentáveis, incluindo proteção cambial.

Leia mais em infomoney