Tesouro dos EUA anuncia sanções contra dirigentes financeiros ligados ao Hezbollah
Novas sanções visam dificultar as operações financeiras do Hezbollah através da Al-Qard Al-Hassan. O Tesouro dos EUA destaca o papel crítico dos sancionados na manipulação de transações bancárias para o grupo terrorista.
Sanções dos EUA ao Hezbollah
O Departamento do Tesouro dos EUA anunciou novas sanções contra sete altos funcionários e uma empresa da Al-Qard Al-Hassan (AQAH), supostamente controlada pelo Hezbollah.
A AQAH já havia sido sancionada em 2007 por facilitar o acesso do Hezbollah à rede financeira e por burlas às sanções americanas.
O vice-secretário do Tesouro, Michael Faulkender, afirmou que os funcionários sancionados tentaram ofuscar os interesses do Hezbollah em transações com instituições financeiras libanesas.
Entre os sancionados estão:
- Nehme Ahmad Jamil – chefe dos departamentos de auditoria e negócios da AQAH
- Issa Hussein Kassir – responsável por logística
- Samer Hasan Fawaz – diretor de administração
Os indivíduos movimentaram milhões de dólares em nome do Hezbollah e estavam envolvidos na compra de ouro e gestão de contas bancárias.
As sanções foram impostas com base em ordem executiva relacionada ao terrorismo global, reforçando o compromisso do Tesouro em limitar a influência do Hezbollah e apoiar o novo governo libanês.
Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Fernando Dias