Tesla suspende encomendas de carros importados dos EUA para a China
Tesla interrompe pedidos na China em meio a tensões comerciais. Restrição afeta modelos Model S e Model X enquanto tarifas aumentam entre EUA e China.
A Tesla interrompeu as encomendas na China para dois modelos importados: Model S e Model X.
A decisão surge em meio a tensões comerciais entre EUA e China. Agora, os consumidores chineses podem adquirir apenas os veículos disponíveis em estoque no site oficial da empresa.
A suspensão ocorre durante uma guerra comercial crescente, com a China elevando tarifas sobre produtos norte-americanos para 125%, em retaliação às tarifas de 145% impostas pelos EUA. Isso pode encarecer produtos e afetar as vendas, empregos e investimentos.
A Tesla, que possui uma Gigafactory em Xangai desde 2020, viu suas vendas na China caírem 11,5% em março de 2025, comparado ao mês anterior. A interrupção das encomendas pode ser um desafio adicional no mercado.
A guerra comercial tem gerado retaliações mútuas. O presidente Xi Jinping afirmou que “não há vencedores em uma guerra tarifária” e convidou a União Europeia a unir-se à China contra a “intimidação” dos EUA.
O Ministério do Comércio da China criticou as práticas norte-americanas, chamando a imposição de tarifas de “um jogo de números” e acusou os EUA de usar tarifas como “arma de intimidação”.