Tesla fecha acordo de US$ 16,5 bi com a Samsung
Acordo estratégico entre Tesla e Samsung visa fortalecer a produção de chips de inteligência artificial. As empresas buscam otimizar suas operações e reduzir dependências no competitivo mercado de tecnologia.
Elon Musk, CEO da Tesla, anunciou um acordo de US$ 16,5 bilhões com a sul-coreana Samsung na segunda-feira (28.jul.2025).
O contrato visa a produção de chips de inteligência artificial personalizados por 8 anos, incluindo o chip AI6, que será fabricado na nova fábrica em Taylor, Texas.
Os chips servirão em sistemas de direção autônoma, robôs humanoides e data centers da Tesla.
Musk enfatizou a importância do projeto em seu perfil no X (ex-Twitter), afirmando que sua empresa otimizará a produção e que ele supervisionará a linha de montagem.
A parceria é estratégica: a Samsung busca reverter prejuízos no setor de fundição de chips, enquanto a Tesla deseja reduzir a dependência da Nvidia.
Atualmente, a Samsung já produz os chips AI4 da Tesla, e a TSMC deve fabricar o AI5.
O anúncio das empresas elevou as ações da Samsung em 6,8% e da Tesla em 1,9%. Analistas acreditam que o contrato pode fortalecer a Samsung no mercado de chips de IA, que é dominado pela TSMC.
A data de início da produção em massa do chip AI6 ainda não foi informada, mas o AI5 está previsto para ficar pronto no fim de 2026.