Terremoto na Rússia acorda o maior vulcão da Eurásia
Erupção do vulcão Kliutchevskoi é desencadeada por terremoto na península de Kamtchatka. A área permanece sob monitoramento, mas o risco para visitantes é considerado baixo.
Grande sismo na península de Kamtchatka, Rússia, ocorreu na noite de quarta (30), resultando na erupção do Kliutchevskoi, o maior vulcão ativo da Eurásia.
Com 4.750 metros de altura e atividade registrada desde 1697, o Kliutchevskoi, também conhecido como monte Kliutchevskaia, é um estratovulcão de 7.000 anos.
A erupção foi relatada pela agência russa RIA e confirmada por uma agência turística local. A região possui infraestrutura com cabanas e áreas de acampamento.
O risco para visitantes é considerado baixo, devido à restrição de acesso a menos de 5 km da base do vulcão. Apesar disso, tremores são constantes na área.
A maior vila nas proximidades, Kozirevsk, possui apenas 1.200 moradores e é base para trekkers. A área é esparsamente povoada e depende da exploração de madeira.
O Kliutchevskoi é um dos 29 vulcões ativos de Kamtchatka e está localizado a 500 km ao norte de Petropavlovsk-Kamtchatski, que enfrentou tremores secundários após o terremoto de 8,8 graus na escala Richter.