HOME FEEDBACK

Terremoto em Mianmar já deixou mais de 3.300 mortos

A tragédia se agrava com o aumento do número de vítimas e uma crise humanitária iminente. A ONU alerta para a necessidade urgente de apoio internacional ao povo de Mianmar, que já enfrenta desafios devido à guerra civil.

Número de mortos do terremoto em Mianmar ultrapassa 3.300, conforme anunciado pela imprensa estatal no sábado, 5.

O terremoto, ocorrido em 28 de março, teve magnitude 7,7 e causou a morte de 3.354 pessoas, além de 4.508 feridos e 220 desaparecidos.

Mais de uma semana após o desastre, muitas pessoas continuam sem abrigo, forçadas a dormir ao relento devido à destruição de suas casas ou ao medo de novos deslizamentos de terra.

As Nações Unidas estimam que mais de três milhões de pessoas possam ter sido afetadas por este desastre, em um contexto de guerra civil que já perdura há quatro anos.

"A destruição é impressionante", afirmou Tom Fletcher, autoridade da ONU em assuntos humanitários, em sua declaração no X.

Fletcher enfatizou que "o mundo precisa se unir para apoiar o povo de Mianmar".

Mianmar é governado por uma junta militar sob o comando do general Min Aung Hlaing desde o golpe de 2021, o que intensificou a guerra civil.

De acordo com a ONU, a junta realizou dezenas de ataques desde o terremoto, mesmo após declarar uma trégua temporária na quarta-feira.

Leia mais em exame
ONU