Terremoto de magnitude 8,8 atinge Rússia; tsunami atinge o Japão
Terremoto de 8,8 atinge a Rússia e provoca alertas de tsunami na região do Pacífico. Ondas de até 4 metros já foram registradas, e autoridades locais alertam sobre os riscos nas costas do Japão e dos EUA.
Terremoto de magnitude 8,8 atingiu a costa leste da Rússia na noite de 29 de julho de 2025 (manhã de 30 de julho no horário local).
A informação foi confirmada pelo USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos). Alertas de tsunami foram emitidos para Japão e Estados Unidos.
O epicentro foi a cerca de 125 km de Petropavlovsk-Kamchatsky, na península de Kamchatka, com uma profundidade de 19,3 km. O governador de Kamtchatka, Vladimir Solodov, declarou que foi o tremor mais forte em décadas.
Ondas de até 4 metros já foram registradas em áreas da península. O governo americano alertou sobre o risco de “ondas perigosas” em localidades do Pacífico, incluindo partes do Havaí, e o Japão emitiu alertas de emergência para ondas de até 3 metros.
A costa oeste da América do Norte, incluindo Alasca, Canadá e parte da Califórnia, também está sob vigilância, mas o risco nessas áreas é considerado menor.
Vídeos mostram impacto do tsunami:
- 🚨 BREAKING: Tsunami waves from the earthquake have begun slamming Russia. Buildings are being swept away.
- This looks to be a much stronger tsunami than expected; the area is devastated.
- Tsunami warning issued for Hawaii and watches along the West Coast of the United States.