Temporal causa estragos no litoral de SP e abre cratera em São Vicente
Chuvas intensas causam estragos na Baixada Santista e geram suporte da Defesa Civil. Em São Vicente, a abertura de uma cratera preocupa autoridades, enquanto dezenas de desabrigados buscam abrigo em casas de parentes.
Chuvas intensas no litoral de São Paulo entre sexta-feira (18) e sábado (19) causaram alagamentos, falta de energia e uma cratera em São Vicente.
A Defesa Civil estadual distribuiu mais de 1.500 itens de ajuda humanitária e mantém o Pano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) em vigor até 30 de abril, monitorando continuamente áreas de risco.
No Guarujá, a chuva acumulou 215 mm em 24 horas e, em Santos, 99,6 mm em um único dia, somando 279,6 mm em abril, um dos maiores volumes do Estado.
As chuvas foram geradas pela passagem de uma frente fria, atingindo severamente a Baixada Santista.
Em São Vicente, uma cratera se abriu no cruzamento da avenida Marechal Deodoro com a Rua Pero Lopes de Souza. A Defesa Civil e o IPT realizaram uma vistoria técnica no domingo (20).
Equipes da prefeitura, incluindo a Sabesp e a CPFL, estão investigando as causas do buraco. O prefeito Kayo Amado assegura que não há risco na estrutura do edifício próximo ao local.
Moradores compartilharam relatos nas redes sociais e as escolas foram abertas para abrigar pessoas de áreas de risco.
- A Prefeitura acionou sirenes e disponibilizou abrigos.
- Deslizamentos em morros deixaram dezenas de desabrigados.
- A Defesa Civil orienta evacuação em caso de sinais de risco.
Em Santos, o trânsito está intenso e a CET realiza bloqueios em pontos críticos. Até o momento, não houve registro de vítimas.
Para comunicados, ligue 193 (Bombeiros) ou 199 (Defesa Civil). Para alertas via SMS, envie o CEP para 40199.