Temos 50% de chance de acordo com a União Europeia, diz Trump
Trump avalia que negociações com a União Europeia têm 50% de chance de sucesso e ressalta que a situação com o Canadá é mais complicada. Enquanto isso, a UE se prepara para implementar tarifas em resposta a possíveis aumentos nos impostos dos EUA.
Donald Trump declarou que há 50% de chance de os EUA fecharem um acordo comercial com a União Europeia.
As negociações estão intensas, visando um consenso antes de 1º de agosto, data em que os EUA devem elevar a sobretaxa para 30%.
"Estamos trabalhando diligentemente com a Europa", comentou Trump, enquanto se dirigia à Escócia para compromissos de golfe e reuniões bilaterais.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, mostrou otimismo, enfatizando que busca uma solução negociada.
Entretanto, a UE aprovou um pacote de contratarifas avaliado em 93 bilhões de euros (cerca de R$ 604,65 bilhões) sobre produtos norte-americanos, que poderá ser aplicado caso não se chegue a um acordo.
A Comissão Europeia consolidou duas listas de tarifas em resposta às possíveis medidas dos EUA, prometendo que nenhuma contramedida entra em vigor até 7 de agosto.
Trump também afirmou que as chances de um acordo com o Canadá são mais remotas, mencionando que não houve progresso nas negociações.
Até agora, os EUA não anunciaram novas taxas sobre os produtos canadenses.