HOME FEEDBACK

Tebet diz que há poucos ouvidos quando o tema é planejamento

Ministra aponta a dificuldade de se planejar o futuro no Brasil devido a desinteresse e desigualdades sociais. Ela destaca que a falta de políticas, como a de segurança alimentar, contribui para problemas econômicos atuais.

Ministra do Planejamento, Simone Tebet, destacou a dificuldade de se planejar o futuro no Brasil durante evento sobre a estratégia Brasil 2050.

Segundo a ministra, há poucos “ouvidos interessados” no tema e a sociedade enfrenta desigualdades sociais, além de preocupações com mudanças climáticas e inteligência artificial.

Tebet mencionou que a alta nos preços dos alimentos é reflexo da falta de uma política de planejamento de segurança alimentar. Ela acredita que, se o planejamento for feito corretamente, em 25 anos a produção agrícola será mais eficiente e os preços estarão mais acessíveis.

A ministra também abordou a tensão política global, com mais de 40 conflitos armados, e como isso afeta a economia mundial, levando à insegurança e inflação.

Ela advertiu que, sem reposicionamento, os países menos desenvolvidos enfrentarão maior desigualdade social e miserabilidade, evidenciado por problemas recentes, como o apagão que afetou Portugal e Espanha.

Leia mais em valoreconomico