TBG lança projeto para incentivar biometano em rede de transporte
TBG planeja projeto inovador para integração de biometano na sua rede de transporte. A iniciativa visa atender à demanda crescente e fomentar a conexão de pequenos produtores ao mercado de gás.
A TBG (Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil) anunciou um novo projeto para incentivar a injeção de biometano na sua rede de transporte.
A iniciativa ocorre em meio à chamada pública de biometano da Petrobras. Um modelo de contrato de conexão já foi apresentado à ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) para aprovação.
O projeto prevê a construção de infraestruturas moduladas, acompanhando a demanda do mercado. O biometano poderá ser transportado por:
- duto dedicado
- modal rodoviário (GNC ou GNL)
O tamanho do projeto dependerá da demanda de mercado e análises internas da TBG, conforme destaca a transportadora.
Jorge Hijjar, diretor comercial da TBG, afirma que a ideia é criar hubs de biometano para conectar produtores que não têm escala suficiente individualmente. A TBG se beneficia do gasoduto localizado em uma região com forte produção agrícola.
Diversos produtores já demonstraram interesse em se conectar à rede após o anúncio da Petrobras. O potencial mapeado é de 3 milhões de m³ por dia, com destaque para São Paulo e Mato Grosso do Sul.
A conexão com o sistema de transporte de gás natural permitirá que os produtores acessem consumidores ao longo da malha de gasodutos, ampliando as oportunidades de negócio.
Em conformidade com a Lei do Combustível do Futuro, haverá um incremento de 1% de biometano nas operações de gás natural a partir de 2026, com aumento gradual até 10%.