'Taxa das blusinhas' de Trump causa ansiedade em consumidores americanos
Consumidores americanos se apressam a fazer compras na Shein e Temu antes do aumento de tarifas. A mudança na política comercial gera preocupação sobre os impactos nos preços e na acessibilidade dos produtos.
TikTok e Incertezas nas Compras Online:
Tamika Johnson, 44 anos, de Chicago, compartilha vídeos no TikTok sobre suas compras na Shein, expressando preocupações sobre possíveis atrasos nas entregas e tarifas iminentes.
Com 213 mil seguidores, ela relata a ansiedade de clientes diante da mudança na política comercial dos EUA, que afetará produtos de e-commerce chinês, como a Shein e a Temu.
A partir de 2 de maio, a administração Trump encerrará a isenção de minimis, impondo novas taxas elevadas sobre pacotes importados da China, como:
- Tarifas de 120% do valor das mercadorias;
- Taxa de US$ 100 por pacote, aumentando para US$ 200 em junho;
- Taxas de até 145% se enviadas por outras transportadoras.
Analistas destacam o impacto sobre o comércio de produtos baratos, que se tornou parte significativa da vida dos consumidores americanos.
Com as mudanças, Shein e Temu alertaram os consumidores sobre ajustes de preços a partir de 25 de abril. A Casa Branca afirma que as novas taxas visam combater o contrabando.
Desde 2015, o volume de envios de minimis cresceu exponencialmente, com mais de 1 bilhão de entradas em 2023.