Tarifas dos EUA entram em vigor em 2 dias
Estados Unidos impõem alta tarifa sobre produtos brasileiros devido a descontentamento com o tratamento dado ao ex-presidente Jair Bolsonaro. A medida, que entra em vigor em 1º de agosto, também afetará outros países com percentuais variados.
Faltam 2 dias para as novas tarifas impostas pelos EUA entrarem em vigor, que serão realizadas em 1º de agosto.
O presidente Donald Trump anunciou uma alíquota de 50% sobre produtos do Brasil. Outros países também serão afetados, mas com percentuais diferentes.
Trump enviou uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 9 de julho, justificando a tarifa pela forma como o Brasil tratou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), afirmando que isso é uma “vergonha internacional”.
Ele declarou que os EUA precisam se afastar da “relação de longa data e muito injusta” causada pela política tarifária brasileira.
Trump mencionou que as taxas dos EUA não são recíprocas e que é necessário corrigir as “graves injustiças do regime atual”.
Ele também advertiu que retaliações do Brasil resultarão em um aumento equivalente às tarifas anunciadas.
Outros países, como nações da União Europeia, Japão, Indonésia e México, também enfrentarão tarifas a partir de 1º de agosto, com percentuais variados.