Tarifas de Trump sobre medicamentos prejudicarão pacientes, diz presidente da AstraZeneca
Presidente da AstraZeneca defende isenção de tarifas para medicamentos, destacando os riscos a pacientes e sistemas de saúde. Trump alerta sobre a iminência de tarifas, que podem impactar ainda mais o setor farmacêutico.
Tarifas sobre produtos farmacêuticos podem prejudicar pacientes, segundo Michel Demaré, presidente da AstraZeneca Plc.
O presidente dos EUA, Donald Trump, alertou sobre tarifas iminentes para empresas farmacêuticas, que não estavam incluídas nas tarifas recíprocas que ele anteriormente impôs e suspendeu.
Demaré afirmou: “Os medicamentos devem ser isentos de qualquer tipo de tarifa porque, no final das contas, isso só prejudica os pacientes e restringe a equidade na saúde”, durante a assembleia geral anual da empresa.
A AstraZeneca anunciou um investimento de US $ 3,5 bilhões nos EUA no ano passado. A Novartis AG também divulgou planos de US$ 23 bilhões em novos investimentos nos próximos cinco anos.
O CEO da AstraZeneca, Pascal Soriot, destacou a importância de uma cadeia de suprimentos global, com cerca de 26 unidades de fabricação no mundo, permitindo atender a diversas regiões e adaptar a produção conforme necessário.
Outra farmacêutica britânica, a GSK Plc, também expressou sua resiliência frente às tarifas. A CEO, Emma Walmsley, destacou que a empresa possui duas fontes para seus produtos.