HOME FEEDBACK

Tarifas de Trump pressionam formação de governo na Alemanha

Queda acentuada do DAX reflete preocupação com tarifas comerciais dos EUA. Futuro chanceler alemão defende ações para recuperar competitividade econômica.

DAX registra queda de 4,13%

Nesta 2ª feira (7.abr.2025), o DAX, principal índice da Bolsa de Valores de Frankfurt, caiu 4,13%, chegando à mínima de 10%. O motivo principal é o temor do impacto das tarifas comerciais impostas pelos EUA.

A Alemanha, uma das economias mais afetadas, enfrenta uma transição de governo. O vencedor das eleições, Friedrich Merz (CDU), ainda não conseguiu formar uma coalizão, após 45 dias do pleito.

Merz afirma que é crucial restaurar a competitividade econômica do país. Em seu perfil no X, declarou: "A situação nos mercados internacionais é dramática e ameaça piorar."

Ele propôs:

  • Reduções fiscais para empresas e cidadãos;
  • Diminuição da burocracia;
  • Redução dos preços de energia;
  • Estabilização dos custos dos sistemas de segurança social.

Os principais produtos exportados pela Alemanha são máquinas, produtos químicos e veículos, com os EUA como destino chave. Com o aumento dos preços de energia e a nova tarifa de 20%, a competitividade dos produtos alemães caiu.

Frente a esse cenário, as negociações de coalizão entre CDU e o SPD (Partido Social Democrata) foram pausadas após reuniões entre Merz, Scholz e líderes dos dois partidos. Merz busca consultar sobre as respostas às medidas dos EUA.

Leia mais em poder360