Tarifas de Trump enfrentam teste na Justiça antes do prazo final de 1º de agosto
Tribunal de Apelações dos EUA analisa a legalidade das tarifas de Trump antes do aumento previsto. Decisão pode impactar acordos comerciais e reembolsos já exigidos por estados e empresas.
Tarifas globais de Trump enfrentam teste legal
A maior parte das tarifas imposta pelo presidente Donald Trump será analisada por um tribunal de apelações dos EUA nesta quinta-feira.
Esta análise ocorre um dia antes da implementação de novas tarifas mais altas contra diversos países a partir de sexta-feira.
As tarifas obtiveram permissão temporária para permanecer após decisão favorável a um grupo de estados, liderados por democratas e pequenas empresas, em maio, que contestaram a utilização de uma lei de emergência por Trump.
Agora, o Tribunal de Apelações do Circuito Federal dos EUA deve decidir sobre a constitucionalidade das tarifas, com uma possível decisão nas próximas semanas.
Trilhões de dólares em comércio global estão em jogo. Uma derrota para o governo poderia questionar a validade dos recentes acordos comerciais de Trump e gerar exigências de reembolso sobre tarifas já pagas.
O caso pode chegar à Suprema Corte, envolvendo juízes em mais uma disputa sobre a agenda de Trump.