HOME FEEDBACK

Tarifas de Trump beneficiam eleitoralmente Lula?

Líderes buscam soluções para minimizar os impactos do tarifaço que entrará em vigor na próxima semana. Lula aproveita a situação para fins políticos, mas os riscos econômicos a longo prazo podem refletir negativamente em seu governo.

A uma semana do "dia D" (01 de agosto), que marcará a entrada em vigor do tarifaço, as negociações ainda não avançaram significativamente.

Alckmin, Haddad e Tarcísio têm agido de forma racional para resolver a situação, mas Lula tem explorado politicamente o tema, transformando a disputa em uma bandeira nacionalista e atacando Jair Bolsonaro.

Embora Lula possa inicialmente se beneficiar desse movimento, a médio e longo prazo, a situação pode se voltar contra ele. Com a implementação das tarifas, a economia pode desacelerar e a inflação aumentar devido ao dólar mais alto.

Se o Brasil retaliar, os preços subirão e os problemas na indústria nacional se agravarão. A população naturalmente tende a responsabilizar o governo em exercício pela crise econômica.

Adicionalmente, o fato das tarifas de Trump estarem ligadas ao alinhamento geopolítico do Brasil, que é oposto aos interesses americanos defendidos pelos governos do PT, pesa contra Lula. É prematuro comemorar para o PT neste cenário.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião da Jovem Pan.

Leia mais em jovem-pan