HOME FEEDBACK

Tarifaço: senadores brasileiros se reunem com parlamentares de partidos dos EUA

Senadores brasileiros buscam diálogo em Washington para contornar sobretaxas anunciadas por Trump. A comitiva, composta por representantes do governo e da oposição, espera apresentar argumentos que evidenciem a importância do Brasil nas relações comerciais com os EUA.

Senadores brasileiros estão em Washington para discutir a decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, de sobretaxar o comércio brasileiro em 50%.

A comitiva se reunirá com deputados e senadores dos partidos Democrata e Republicano nesta terça-feira. A lista dos participantes será divulgada apenas após o encontro para evitar pressões durante as negociações.

O senador Nelsinho Trad (PSD-MS), entrevistado, afirmou que a situação ganhou dimensão, com estados americanos demandando a presença dos senadores. "Estamos indo com o intuito de ajudar e restabelecer a normalidade do Brasil", completou.

A comitiva inclui nomes como Jaques Wagner (PT-BA), Tereza Cristina (PP-MS), Marcos Pontes (PL-SP), entre outros. A missão oficial ocorre entre os dias 28 e 30 de julho.

Na segunda-feira, os senadores se reuniram com representantes do Brasil no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e participaram de um café da manhã com a embaixadora Maria Luiza Viotti.

Além disso, estão agendados encontros com empresários, mas não com membros do governo Trump.

Trump, no início de julho, enviou uma carta a Lula sobre as taxas, vinculando-as a ações judiciais contra Jair Bolsonaro. O deputado Eduardo Bolsonaro criticou a viagem, sugerindo que uma anistia ampla poderia ser a solução.

Os senadores argumentarão que o Brasil é o terceiro maior parceiro comercial dos EUA e o primeiro entre os países em desenvolvimento no superávit comercial.

Leia mais em exame