HOME FEEDBACK

Tarifaço: leia na íntegra decisão de Trump que taxou Brasil em 50%

Trump impõe tarifa de 40% sobre produtos brasileiros, elevando a taxação total para 50%. A decisão é uma resposta a ações do Governo do Brasil que, segundo ele, ameaçam a segurança nacional e a economia dos EUA.

Donald Trump, presidente dos EUA, assinou uma ordem executiva impondo uma tarifa adicional de 40% sobre produtos brasileiros, totalizando 50%.

A decisão foi anunciada em um comunicado oficial da Casa Branca às 15h. A ordem é justificada pela necessidade de proteger a segurança nacional e a economia dos EUA, diante de ações do Governo do Brasil que, segundo Trump, ameaçam esses interesses.

Entre as alegações estão:

  • Interferência na economia dos EUA;
  • Violação de direitos humanos;
  • Perseguição política de Jair Bolsonaro.

Trump argumenta que as ações do Governo Brasileiro incluem censura a contas e conteúdos nos EUA, o que prejudica empresas norte-americanas. O ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil, Alexandre de Moraes, é citado como uma figura central nas ações de censura e perseguições.

A nova tarifa entrará em vigor a partir das 0h01 da costa leste dos EUA, após o cumprimento de um período de sete dias. Produtos exemptos incluem metais, fertilizantes e aviões civis.

O Secretário de Estado dos EUA deverá monitorar a situação e poderá modificar a ordem em resposta a ações do Brasil ou se métodos adicionais forem necessários.

Esta ordem reflete a posição dura dos EUA contra práticas comerciais que, segundo Trump, ameaçam a liberdade de expressão e o Estado de Direito.

Leia mais em o-globo