HOME FEEDBACK

Tarifaço exclui 44,6% das exportações do Brasil para EUA, informa Mdic

Medidas do governo dos EUA afetam parte significativa das exportações brasileiras, mas cerca de 64,1% continuam sem tarifas elevadas. O Mdic ressalta que produtos já em trânsito não sofrerão alterações nas alíquotas.

Tarifaço de 50% imposto pelo governo de Donald Trump exclui 44,6% das exportações brasileiras para os Estados Unidos, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic).

A lista contém cerca de 700 exceções para produtos que não sofrerão sobretaxação, como:

  • Aviões
  • Celulose
  • Suco de laranja
  • Petróleo
  • Minério de ferro

Esses produtos pagarão uma tarifa de até 10%. As novas medidas afetam apenas 35,9% das exportações brasileiras.

Além disso, 19,5% das vendas estão sujeitas a tarifas específicas, como autopeças e automóveis, que enfrentam uma taxa de 25% desde maio.

Produtos como aço, alumínio e cobre, com 50% de alíquota, estão incluídos nos 19,5% devido a questões de segurança nacional.

Atualmente, 64,1% das exportações continuam competitivas no mercado estadunidense, somando os produtos excluídos e aqueles com tarifas específicas.

O levantamento do Mdic é preliminar e baseia-se nas exportações para 2024. O governo brasileiro busca esclarecimentos sobre as especificações de produtos nas exceções.

Produtos em trânsito para os EUA não serão impactados pelas novas tarifas, desde que embarcados até sete dias após a ordem executiva.

Com informações da Agência Brasil
Publicado por Fernando Dias

Leia mais em jovem-pan