‘Tarifaço é tratado com seriedade, mas seriedade não exige subserviência’, declara Lula
Lula destaca a seriedade nas negociações sobre tarifas impostas pelos EUA, sem subserviência. Em sua primeira entrevista ao The New York Times em 13 anos, ele critica a interferência de Trump no Judiciário brasileiro.
Entrevista ao The New York Times: O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou sobre a tarifa de 50% aos produtos brasileiros, anunciada por Donald Trump.
Lula afirmou que o Brasil está tratando a situação com seriedade, mas sem subserviência aos EUA. "Tenham certeza de que estamos tratando isso com a máxima seriedade. Mas seriedade não exige subserviência", destacou.
A nova tarifa entra em vigor na próxima sexta-feira, dia 1º de agosto.
Esta foi a primeira entrevista de Lula ao The New York Times em 13 anos, motivada pelo desejo de expressar sua frustração com Trump. Lula acusa o presidente dos EUA de violar a soberania nacional ao tentar interferir no Judiciário, especialmente no caso de Jair Bolsonaro (PL).
O jornal afirma que talvez Lula seja o líder "mais desafiador" a Trump. O presidente brasileiro expressou preocupação com as consequências das tarifas, mas desassociou o tema de medo. "Em nenhum momento o Brasil negociará como se fosse um país pequeno contra um país grande", concluiu.
Com informações do Estadão Conteúdo