HOME FEEDBACK

Tarifaço de Trump vai tirar o GPS do ar no Brasil? Entenda

Tarifaço de Trump pode inviabilizar o uso do GPS no Brasil, gerando impactos diretos na vida cotidiana. Especialistas alertam que o bloqueio afetaria não apenas o país, mas toda a América Latina.

Tarifaço de 50% de Donald Trump, previsto para entrar em vigor na próxima semana, afeta vários setores da economia e impacta a população.

Segundo a Folha de S.Paulo, bolsonaristas alertam que as tensões comerciais estão "apenas no começo". Novas punições incluem a possibilidade de aumentar o tarifaço para 100% e o bloqueio do uso de satélites e GPS.

O GPS, criado no final do século 20 pelo Departamento de Defesa dos EUA, é vital para carros, celulares, aeronaves e embarcações. Sua utilização foi expandida para o setor civil nos anos 90.

Especialistas da BBC News afirmam que é improvável cortar o sinal do GPS apenas para o Brasil sem afetar regiões vizinhas da América Latina.

Interferências Localizadas: Existem métodos, como o jamming, que bloqueia sinais de satélites, e o spoofing, que engana receptores com sinais falsos.

Em maio de 2024, a Rússia interrompeu sistemas de navegação, impactando voos civis, conforme especialistas.

Alternativas ao GPS: Caso ocorra uma interrupção, existem sistemas como GLONASS (Rússia), BeiDou (China), Galileo (UE), NavIC (Índia) e QZSS (Japão).

Leia mais em exame