HOME FEEDBACK

“Tarifaço de Trump acelera o caminho de Bolsonaro em direção à prisão”, diz LCA

Novas tensões entre Brasil e EUA se intensificam com operação contra Jair Bolsonaro e decisões restritivas do STF. Análise aponta que medidas de Trump dificultam a possibilidade de uma candidatura bolsonarista em 2026.

Tensões Brasil-EUA: Recentes eventos sugerem uma nova escalada, especialmente após a operação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro na sexta-feira (18).

A LCA Consultores analisou que “o tarifaço de Trump acelerou o caminho de Bolsonaro em direção à prisão”. O uso de tornozeleira eletrônica imposta pelo ministro Alexandre de Moraes é uma forma de prisão domiciliar.

A equipe destaca que a pressão do governo americano não livrará Bolsonaro de uma nova condenação ou da inelegibilidade para 2026.

A decisão dos EUA de suspender vistos de 7 ministros do STF intensificou a situação, complicando negociações entre Brasil e EUA. O governo Lula tem pouco controle sobre possíveis represálias.

“O Supremo não irá suspender o processo contra Bolsonaro”, afirmam os analistas, que também veem diminuição nas chances de uma anistia ampla.

Além disso, a quase prisão de Bolsonaro fomenta discussões sobre a representação do bolsonarismo nas eleições de 2026.

Enquanto o filho Eduardo Bolsonaro se fortalece entre os radicais, sua candidatura presidencial parece distante. Tarcísio de Freitas emerge como potencial candidato da direita, mas enfrenta desafios diante da crise do tarifaço e da crescente popularidade de Lula.

As opções restam com Michelle e Flávio Bolsonaro para 2026, enquanto Jair pode optar por manter sua candidatura, mesmo se inelegível.

Assim, o tarifaço e seus efeitos geram um cenário de incerteza sobre as eleições de 2026, segundo a análise da LCA.

Leia mais em infomoney