Tarifa sobre semicondutores será anunciada nesta semana, diz Trump
Trump anuncia novas tarifas sobre semicondutores importados que entrarão em vigor na próxima semana. Ele afirma que haverá flexibilidade para algumas empresas do setor e visa aumentar a produção nacional de chips e eletrônicos.
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, anunciou que a tarifa sobre semicondutores importados será divulgada na próxima semana. Ele afirmou que haverá flexibilidade para algumas empresas do setor.
Na sexta-feira (11.abr), Trump anunciou isenção tarifária para telefones, computadores e chips. A orientação da Alfândega inclui exclusões para outros componentes eletrônicos.
Em sua publicação na Truth Social, Trump afirmou que “não houve nenhuma exceção” no anúncio anterior e que os produtos mudaram de classificação tarifária.
Durante uma declaração a jornalistas no Air Force One, Trump ressaltou a necessidade de “mostrar flexibilidade” na aplicação das tarifas, visando a fabricação interna de semicondutores nos EUA.
O secretário de Comércio, Howard Lutnick, informou que a isenção para os dispositivos é “temporária”, durando entre 1 e 2 meses. Essa decisão pode beneficiar empresas como Nvidia, Dell e Apple.
Itens de segurança nacional, como medicamentos e semicondutores, terão uma política tarifária específica, com foco na fabricação nos EUA. Semicondutores produzidos em Taiwan e finalizados na China serão taxados.
Lutnick enfatizou que todos os eletrônicos serão classificados como semicondutores e terão tarifas especiais para garantir sua repatriação e produção nos Estados Unidos.