HOME FEEDBACK

Tarcísio, Zema, Caiado e Ratinho Jr. se ausentam de ato pró-Bolsonaro e contra STF

Governadores se distanciam de manifestações bolsonaristas em meio a tensões judiciais e diplomáticas. A ausência dos pré-candidatos à Presidência reflete uma estratégia de moderação frente à crise atual.

Governadores ausentes nas manifestações bolsonaristas de 3 de dezembro

Os principais governadores cotados para 2026, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Romeu Zema (Novo), Ronaldo Caiado (União Brasil) e Ratinho Júnior (PSD), não participarão dos atos convocados por aliados de Jair Bolsonaro (PL).

As manifestações visam pressionar o Supremo Tribunal Federal (STF) e ocorrem em meio a um teste de mobilização popular do bolsonarismo.

Motivação das manifestações inclui:

  • Reação à decisão de Alexandre de Moraes sobre medidas restritivas contra Bolsonaro.
  • Desgaste judicial do ex-presidente e crise diplomática com os EUA.

Tarcísio justificou sua ausência por um procedimento médico. Caiado, pré-candidato à presidência, discordou do "timing" do protesto, destacando a importância do diálogo com o governo americano.

Ratinho Júnior estará em viagem e Zema também não comparecerá. Em abril, os governadores participaram de um ato ao lado de Bolsonaro, mas a situação atual é diferente, com um ambiente mais tenso e sanções aos membros do STF.

A conduta de Eduardo Bolsonaro nos EUA foi considerada "traição à pátria" por Moraes, aumentando a tensão no cenário político.

Leia mais em infomoney