Tarcísio, Ratinho Jr e Caiado veem desinteresse do governo em negociar tarifa com EUA
Governadores criticam falta de negociação do governo Lula com os EUA sobre tarifas. Tarcísio alerta para a perda de 120 mil empregos em São Paulo e defende medidas para apoiar empresas.
Governadores criticam falta de negociação do Brasil com os EUA
Os governadores Tarcísio de Freitas (São Paulo), Ratinho Jr (Paraná) e Ronaldo Caiado (Goiás) manifestaram em uníssono que o governo brasileiro não está interessado em discutir questões tarifárias com os Estados Unidos durante a Expert XP, em São Paulo.
Ratinho Jr afirmou: “Alguém tem de sentar e conversar com os Estados Unidos, fazer como fizeram os outros países.” Ele criticou a ideia de desdolarizar o comércio, alegando que até potências como China e Rússia não abordaram este tema.
Tarcísio alertou que, se as novas alíquotas forem aplicadas, São Paulo pode perder 120 mil empregos. Ele anunciou medidas para apoiar empresas locais, como a liberação de créditos acumulados do ICMS. “Estamos conversando com americanos para sensibilizá-los sobre o problema”, declarou.
Caiado foi incisivo, acusando Lula de não buscar essas negociações e de estar intensificando o debate ideológico em vista das eleições de 2026. Ele criticou: “O Lula não quer resolver o problema... ele é um marqueteiro.”