Tarcísio decide trocar comandante da PM; saiba quem é o novo escolhido
Troca de comando ocorre em meio a crescente preocupação com a violência em São Paulo. José Augusto Coutinho, novo comandante, é considerado próximo do secretário de Segurança Pública e já teve passagens por cargos estratégicos na corporação.
Governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) anuncia troca no comando da Polícia Militar de São Paulo.
Comandante-geral Cássio Araújo de Freitas será substituído por José Augusto Coutinho, atual subcomandante. A mudança será oficializada nos próximos dias, segundo o Estadão.
Coutinho é nome de confiança do secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite. Ele já atuou no Comando de Policiamento de Choque. Como subcomandante, também é chefe do Estado-Maior da PM.
Uma pesquisa da Quaest revela que a violência é a principal preocupação dos brasileiros. Apesar da queda no número de roubos no Estado, especialistas apontam que o prejuízo de um celular roubado aumentou devido às transferências via Pix.
Casos recentes de crimes violentos, como a morte do ciclista Vitor Medrado e do arquiteto Jefferson Dias, aumentam a sensação de impunidade.
No ano passado, Tarcísio já havia realizado 34 transferências na Polícia Militar, gerando indignação entre oficiais e uma crise na instituição. A saída do coronel José Alexander de Albuquerque Freixo foi uma das mudanças principais.
As transferências foram vistas como uma interferência política do secretário Guilherme Derrite, com benefícios para coronéis ligados a ele.