Suspeita de fraude: Presidente do PT-AM é reeleito com 100% de votos em 5 cidades
Suspeitas de fraudes nas eleições internas do PT no Amazonas preocupam opositores, que apontam irregularidades e concentração atípica de votos em diversas cidades. Apesar dos recursos apresentados, o diretório estadual, dominado por Sinésio Campos, rejeitou as alegações.
Suspeitas de fraude marcam a eleição para a diretoria do PT do Amazonas.
O deputado estadual Sinésio Campos foi reeleito à presidência com 100% dos votos em cinco cidades. A eleição ocorreu em 6 de julho e contabilizou 60,7% dos votos no total do Amazonas.
A oposição interna apresentou recursos alegando irregularidades, mas foram negados pelo diretório estadual controlado por Campos. A informação foi divulgada na coluna Painel do jornal Folha de S.Paulo.
As cidades com suspeitas incluem:
- Guajará
- Juruá
- Maraã
- Pauini
- Tapauá
Nestas localidades, menos de 200 eleitores votaram, todos em Campos, sem votos brancos ou nulos. Em São Gabriel da Cachoeira e Manicoré, Campos obteve 99% dos votos, com registros de votos nulos e brancos.
Outras cidades com alta votação para Campos incluem:
- Santa Isabel do Rio Negro - 95%
- Envira - 93,6%
- Beruri - 88,8%
A oposição argumenta que a concentração de votos é atípica, citando caligrafias e evidências em assinaturas. Em Alvarães, ao menos duas pessoas falecidas tiveram seus votos computados.
A coluna Painel tentou contato com Campos e com a secretária nacional de organização do PR, Anne Moura, mas não obteve resposta.