Suprema Corte autoriza Trump a usar lei de 1798 para deportações
Suprema Corte dá aval a Trump para deportações rápidas de imigrantes ilegais. O presidente invoca lei de 1789 para confrontar o que considera uma invasão de gangues venezuelanas nos EUA.
A Suprema Corte dos EUA autorizou o presidente Donald Trump a usar uma lei de 1789 para deportar imigrantes ilegais, especialmente integrantes de gangues.
A legislação, chamada Alien Enemies Act (Ato de Estrangeiros Inimigos), foi invocada em 15 de março e, em 7 de abril de 2025, recebeu permissão para ser aplicada.
A lei permite expulsar imigrantes em situações de guerra, quando há uma "invasão ou incursão predatória". Trump apontou o aumento de gangues venezuelanas como uma invasão.
Poucas horas após a aprovação, cerca de 200 imigrantes venezuelanos foram deportados para uma mega prisão em El Salvador, com 3 aviões mobilizados para o transporte.
De acordo com a decisão da Suprema Corte, os deportados devem ser notificados e têm o direito de contestar a deportação em um tribunal federal.
No Truth Social, Trump celebrou a decisão como um "grande dia para a Justiça dos EUA", destacando a proteção das fronteiras e do país.
A chefe do Departamento de Justiça, Pamela Bondi, chamou a decisão de uma vitória significativa contra a imigração ilegal. Para ela, um juiz não deve controlar a autoridade do presidente.
A secretária de Justiça, Kristi Noem, afirmou que o país está sendo "invadido por terroristas" e ameaçou prender e deportar aqueles que não forem embora.